Tutoria

A tutoria é fundamental para que a mediação do processo ensino/aprendizagem ocorra de forma dialógica, problematizadora, desdobrada em interatividade, colaboração (autoria e coautoria) e autonomia.

O princípio da interação requer o reconhecimento das potencialidades de cada um na resolução dos desafios. Implica na organização e diálogo em torno dos problemas e reflexão compartilhada em torno das soluções encontradas possibilitando que os conhecimentos possam ser construídos e reconstruídos numa ação proativa dos estudantes.

Arredondo, González e González (2011, p. 29) em relação à definição de tutoria consideram, ela consiste em um processo de auxílio e acompanhamento durante a formação de estudantes (ou de aprendizes profissionais, quando for o caso), que se concretiza mediante a atenção personalizada ao indivíduo, ou a um grupo reduzido, por parte de profissionais competentes.

A palavra “tutor” tem sua origem no latim tutore e para o Houaiss, significa indivíduo encarregado legalmente de tutelar alguém, protetor, defensor; indivíduo que exerce uma tutela; aquele que ampara, protege, defende; guardião. Desse modo o que caracteriza esse profissional no âmbito de uma instituição educacional é a sua função de mediador didático-pedagógico nos processos de aprendizagem. […] “Guiar, orientar, apoiar” são atos e responsabilidades do professor tutor.

Referências:

ARREDONDO, Santiago Castillo; GONZÁLEZ, José Antonio Torres;  GONZÁLEZ, Luis Polanco. Formação de tutores: fundamentos teóricos e práticos. Curitiba: Ibpex, 2011.

Anúncios

A Professora Rosa Amélia é arte/educadora por paixão, professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPR/Astorga) por convicção, Pedagoga, Arteterapeuta e Mestra em Educação por formação e amante da arte de coração. Ela te convida a navegar pelo site, traçar percursos e construir saberes no mundo da arte. Aventurar-se numa viagem de descoberta é uma tarefa desafiadora… E você, aceita o desafio? http://lattes.cnpq.br/6984325208106299

%d blogueiros gostam disto: